sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Atividade 3

Curso: Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs.
Unidade IV: Currículo, Projeto e Tecnologia.
Atividade : 3 - Conceito de Currículo e processo de Integração de Tecnologias ao Currículo
Cursista : Silvia Maria dos Santos Araujo
Tutora: Maria Madalena Pereira Santos
Unidade Escolar: Colégio Estadual Dona Anaides Brito Miranda
Data: 10/09/10

Currículo é um conjunto de conhecimentos e práticas a serem realizadas em uma instituição de ensino, é o projeto que determina os objetivos da educação escolar e propõe um plano de ação especificando o que, como e quando ensinar e o que e quando avaliar é flexível. Segundo Os Parâmetros Curriculares Nacionais os currículos escolares promovem uma definição das disciplinas e distribuição dos conteúdos entre os componentes curriculares propostos.
As tecnologias podem trazer contribuições significativas ao desenvolvimento do currículo se houver clareza da parte pedagógica, as mesmas dão suporte ao currículo, participando como ferramenta capaz de atuar como apoio as elaborações de raciocino no que se refere ao acesso de idéias, conceitos, permitindo assim a elaboração do conhecimento desenvolvendo a capacidade de pensar e aprender com tecnologia.
A interação entre tecnologia e currículo é responsabilidade do educador usando as tecnologias adaptadas ao currículo conforme a sua visão, adaptando e frisando a importância do desenvolvimento da capacidade de pensar, aprender e interagir. O uso das tecnologias pode enriquecer ambientes de aprendizagem, alunos interagem com os objetos desse ambiente, ele é o construtor do seu próprio conhecimento. Cabe a cada profissional utilizá-lo integrando-o a pratica pedagógica, o educador deve instigar e orientar o aluno, fazendo perceber que ele possui uma ferramenta que deve ser explorada de maneira benéfica e interessante para a vida.
O desenvolvimento de projeto no âmbito do currículo requer atualização e familiarização do professor com as tecnologias, para que então ele possa analisar o currículo e inserir o uso das mesmas em suas práticas pedagógicas. Ao levar em conta a proposta curricular os interesses do aluno, as possibilidade de uso das tecnologias, o professor irá propor que uma nova prática de sala de aula se realize através de projeto. A pedagogia de projeto deve permitir que o aluno aprenda fazendo e reconheça a própria autoria naquilo que produz por meio de questões de investigação que lhe impulsiona a contextualizar conceitos já conhecidos e descobrir outros durante o desenvolvimento do projeto. Vivemos a fase de mudanças na educação e a tecnologia educacional vem oferecendo meios para que a aprendizagem seja mais significativa, vivenciada e interessante, despertando e incentivando os alunos a participarem das atividades que são desenvolvidas.
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2 comentários:

  1. Olá Silvia, muito bom seu texto. Acredito que com o Curso Ensinando e Aprendendo você tenha desenvolvido mais ainda o seu potencial para fomentar o uso das TIC nos afazeres pedagógicos.
    Madalena-NTE

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  2. Silvia, coloque algo realcionado a sua especialização tambem.Assim, maanterá seu blog atualizado.

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