sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Atividade 2B

Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: Currículo, Projetos E Tecnologia
Atividade: 2 B - Socializando uma experiência com projeto em sala de aula
Cursista: Márcia Mª G. da Silva
Tutora: Maria Madalena Pereira Santos
Unidade Escolar: Colégio Estadual Dona Anaídes Brito Miranda
Data: 10/09/2010
ESTADO DO TOCANTINS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA
DIRETORIA REGIONAL DE ENSINO DE GUARAÍ
COLÉGIO ESTADUAL DONA ANAÍDES BRITO MIRANDA- GUARAÍ – TO
Av. 15 de novembro nº. 1580 Bairro: Cristo Redentor CEP: 77700-000
Fone-(63) 3464-2233- e-mail: anaidesbritomiranda@ue.seduc.to.gov.br

PROJETO RESGATANDO A ÉTICA E A CIDADANIA

Não é no silêncio que os homens se fazem, mas
nas palavras, no trabalho , na ação – reflexão.
(Paulo Freire)

Guaraí – TO - 2010/2011

1 - IDENTIFICAÇÃO

1.1 - Título: Resgatando a Ética e a Cidadania
1.2 - Área de atuação: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Educação Física, Arte e Ensino Religioso.
1.3 - Proponentes: Silvia, Lucilene, Márcia, Flávio, Helga, Luana, Maria da Piedade, Antônio Luiz.
1.4 - Orientadores: Direção e coordenação pedagógica
1.5 - Público alvo: Alunos da Educação Básica (2º ao 9º ano)
1.6 - Período de Execução: 2010/2011

2 – Resumo:

Ética:Valores que
Define o que:
.Quero
.Posso
. Devo
Porque nem tudo que eu quero eu posso
Nem tudo que eu posso eu devo e
Nem tudo que eu devo eu quero!
(Thayane Almeida de Queiroz)

O presente projeto objetiva envolver alunos, professores e pais no cotidiano da escola e buscar parceria com outros órgãos públicos para resgatar valores, relacionados à ética e a cidadania através de um trabalho articulado voltado para a reflexão sobre os princípios éticos e morais na escola, com o intuito de desenvolver o espírito de solidariedade e o respeito mútuo, visando à redução da violência, da indisciplina, da intolerância e a valorização da vivência em grupo.


3 - JUSTIFICATICA
Não existe sucesso ou felicidade
Sem o exercício pleno da cidadania
e da ética global.
(Carlos Roberto Sabbi )

Com base nas experiências vividas na escola e com olhos atentos aos sinais dos tempos atuais, em que muitas vezes nos perguntamos, porque o ser humano a cada dia está mais violento e agressivo, gerando a indisciplina? Será o desemprego ou a falta de um trabalho por todas as partes? Então, a escola se vê na difícil missão de colaborar para amenizar estas e outras dificuldades. Por isso vem buscando alternativas para a solução dos problemas e tentando entender as procedências.
Partindo desse pressuposto a escola desenvolverá diariamente o Projeto Resgatando a Ética e a Cidadania, com o intuito de desenvolver o espírito de solidariedade, objetivando a redução da violência, da indisciplina, da intolerância e a valorização da vivência em grupo e do meio ambiente. Realizando reuniões com as famílias (Roda de Conversa) com a participação de entidades que colaboram para a efetivação das políticas públicas que garantem os direitos dos cidadãos: Conselho Tutelar, Patrulha Escolar, Funcionários da Saúde, Religiosos, Professores, Pais e pessoas da comunidade. O projeto objetiva integrar pais, alunos e comunidade, com o intuito de construir regras de convivência baseadas nos princípios da ética, convivência democrática, inclusão social e respeito aos direitos humanos e às diferenças.
Com este projeto pretendemos trabalhar a preservação da qualidade de vida, do incentivo a replantar árvores frutíferas, plantas ornamentais, a reutilizar objetos valorizando o nosso meio ambiente, observando que nos dias atuais a escola é uma das instituições responsáveis por incentivar no ambiente escolar ações que visem uma sustentabilidade de forma interdisciplinar.


4 – Objetivos
4.1 – Geral:

Possibilitar a integração entre os grupos que formam a comunidade escolar, que resulte em diálogos, reflexões interiores, críticas, questionamentos e partilhas sobre os significados em torno dos valores que promovam e fortaleçam as relações de respeito com si próprio, com o próximo com o meio ambiente envolvendo escola, aluno, professor e comunidade.

4.2 – Específicos:

 Diminuir a indisciplina na escola;
 Divulgar a existência de um Deus vivo e a sua importância para os seres humanos.
 Promover ações que resgatem a ética e a cidadania
 Resgatar ações que valorizem o aluno e o ajudem a perceber a sua importância e a sua contribuição no contexto social.
 Conservar o meio ambiente escolar
 Valorizar o meio ambiente envolvendo os alunos em ações de reciclagem de objetos.
 Abordar temas relacionados à igualdade, fraternidade, e a solidariedade.
 Sensibilizar com ações que visem despertar para uma possível sustentabilidade.
 Despertar para a solidariedade e o amor ao próximo;
 Envolver a família e a comunidade nas ações da escola;
 Reconhecer e respeitar as diferenças culturais
 Reconhecer que a paz é uma conquista diária por meio de pensamentos e ações;
 Trocar experiências e partilhar os conhecimentos adquiridos;
 Fortalecer as relações de respeito entre os grupos: escola, família e comunidade;
 Estimular a convivência social dentro da escola;
 Conscientizar os educandos: Crianças e adolescentes acerca dos seus direitos garantidos em lei, através do ECA (Estatuto da Criança e do adolescente).
 Preparar os educadores para os temas propostos no projeto.


5 – Metodologia

O projeto “Resgatando a Ética e a Cidadania”, será desenvolvido na Unidade Escolar durante o ano de 2010 e 2011 envolvendo alunos, pais, funcionários e comunidade local. A cada semana nas segundas feiras será realizará no auditório um momento devocional com duração de 15 minutos com a participação de alunos e professores, neste momento os alunos orientados pelos professores fazem apresentações artísticas, leitura de textos de auto-estima etc. A direção da escola aproveita este momento para fazer repasse aos alunos professores referentes à semana. Serão ainda realizadas reuniões semestrais com as famílias (Roda de Conversa) com a participação de entidades que colaboram para a efetivação das políticas publicas que garantem os direitos dos cidadãos: Conselho Tutelar e a Patrulha Escolar.
A cada bimestre a escola fará parceria com funcionários da saúde, religiosos, universitários e outras pessoas da comunidade, com o objetivo de integrar os grupos e construir regras de convivência baseados nos princípios da ética, convivência democrática, respeito aos direitos humanos e às diferenças. A escoa considera a importância da temática ambiental e a visão integrada do mundo, no tempo e no espaço, por isto oferecerá meios efetivos para que cada aluno compreenda os fenômenos naturais, as ações humanas e suas conseqüências para consigo, para sua própria espécie, para os outros seres vivos e o ambiente. Esta conscientização será feita através de palestras, visitas, oficinas que orientam a reutilizar objetos para que os alunos desenvolvam as suas potencialidades e adotem posturas pessoais de comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável. Visto que os conteúdos ambientais permeiam todas as disciplinas do currículo.

6 – Cronogramas das Ações



AÇÕES
RESPONSÁVEL
PERÍODO

01
Promover o devocional
Suporte Pedagógico
e
Professores
Todas as segundas feiras de 2009 e 2010

02 Promover ações bimestrais ambientais
COM – VIDA da escola
2010 a 2011


03 Promover encontros semestrais envolvendo família e escola para refletir sobre a educação dos filhos

Genilda

2010 a 2011

04 Trabalhar em parceria com Conselho Tutelar, Patrulha Escolar.
Genilda
2010 a 2011



05 Envolver os alunos bimestralmente em apresentações artísticas visando melhorar a sua desenvoltura.

Suporte Pedagógico
e
Professores

2010 a 2011

06 Programar o Regimento Interno da Unidade Escolar 2010,

Genilda e Hosana
2010 a 2011


07 Realização de palestra com servidores que fazem parte do histórico da Unidade Escolar.

Genilda

2010


08 Realizar integração entre comunidade escolar e comunidade local(pais, vizinhos e sociedade) em atividades que enfatizam a cultura regional( quadrilha)

Direção, suportes pedagógicos e professores


2010 a 2011
09 Promover arrecadações de alimentos e montar sextas básicas e distribuí-las a famílias carentes , próximo ao natal.


Alunos
e
professores


2010 a 2011

7 – Forma de acompanhamento e avaliação das ações.

Espera-se que durante o desenvolvimento da prática pedagógica aplicada com o Projeto Resgatando a Ética e a Cidadania ocorra uma relativa mudança de comportamento dos educandos na comunidade escolar no exercício da cidadania, solidariedade e cooperação entre escola e comunidade;
Durante o período de execução será realizado o monitoramento do projeto para uma avaliação das atividades executadas buscando cada dia melhorar para eficácia das ações.
Quanto ao monitoramento dos recursos disponibilizados para a execução do projeto previsto também no PEA e na Agenda 21 escolar ficará a cargo da Associação de apoio que deverá realizar prestação de contas detalhada com documentação comprobatória para comunidade escolar e local.


8 - REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Brasil. Constituição (1998). Constituição da Republica Federativa do Brasil. 05/10/1988. Antônio de Paulo. Rio de Janeiro: DPSA, 2002.
Estatuto da criança e do Adolescente.
Lei nº 8.069, de 13 de junho de 1990.
Nacional e Direitos Humanos, 1996.
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº 93.94/96 (Darci Ribeiro).
MEC/SEF, 1997.
Educação Fundamental; Parâmetros Curriculares Nacionais.
V.05. Brasília, 2001.
Monteiro,Angélica,Direitos Humanos, um compromisso de todos nós.Instituto Teotônio Vilela, 1997.

VASCONCELLOS.Celso dos Santos.Disciplina.consciente e interativa em sala de aula e na escola.16º edição.Ed.Libertad.São Paulo,2006.

NIVEN.Davi os 100 segredos das pessoas felizes.Trad.Maria Claudia Coelho.Sextante, Rio de Janeiro,2001.









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