sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Atividade 2A

Curso: Tecnologias na educação: ensinando e aprendendo com as TIC
Unidade IV: Currículo, Projetos E Tecnologia.
Atividade: 2 A - Socializando uma experiência com projeto em sala de aula
Cursista: Silvia Maria dos Santos Araujo
Tutora: Maria Madalena Pereira santos
Unidade Escolar: Colégio Estadual Dona Anaides Brito Miranda.
Data: 09/09/2010

Quais os conceitos, atitudes e procedimentos mobilizados e/ou desenvolvidos pelos alunos?

O Projeto: “Resgatando a Ética e a Cidadania”, objetiva envolver alunos, pais e professores no dia-a-dia da escola e busca parceria com outros órgãos públicos para resgatar valores, relacionados à ética e a cidadania através de um trabalho articulado voltado para a reflexão sobre os princípios éticos e morais na escola, com o intuito de desenvolver o espírito de solidariedade e o respeito mútuo dos educando, visando à redução da violência, da indisciplina, da intolerância e a valorização da vivência em grupo.
O presente projeto está sendo desenvolvido na Unidade Escolar durante o ano de 2010 e previsto para 2011 envolvendo alunos, pais, funcionários e comunidade local. A cada semana nas segundas feiras será realizará no auditório um momento devocional com duração de 15 minutos com a participação de alunos e professores, neste momento os alunos orientados pelos professores fazem apresentações artísticas, leitura de textos de autoestima etc. A direção da escola aproveita este momento para fazer repasse aos alunos professores referentes à semana. Serão ainda realizadas reuniões semestrais com as famílias (Roda de Conversa) com a participação de entidades que colaboram para a efetivação das políticas publicas que garantem os direitos dos cidadãos: Conselho Tutelar e a Patrulha Escolar. A cada bimestre a escola está desenvolvendo parceria com funcionários da saúde, religiosos, universitários e outras pessoas da comunidade, com o objetivo de integrar os grupos e construir regras de convivência baseados nos princípios da ética, convivência democrática, respeito aos direitos humanos e às diferenças.

Como os conteúdos trabalhados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas.

O projeto Resgatando a Ética e a Cidadania, o qual procura exerce a cidadania através de ações concretas, solidárias e participativas, em, beneficio e melhoria de vida e integrou-se no currículo através das ações do PPP da escola, proporcionando um trabalho interdisciplinar, envolvendo os conteúdos de Matemática, Artes, Português , Física, Ensino Religioso, História Geografia e Ciências, e foram utilizados vários instrumentos tecnológicos como: Computador , Data –Show, Impressora, Camara Digital etc.
A conscientização deste está sendo feita através de palestras, visitas, oficinas que orientam a reutilizar objetos para que os alunos desenvolvam as suas potencialidades e adotem posturas pessoais de comportamentos sociais construtivos, colaborando para a construção de uma sociedade socialmente justa, em um ambiente saudável. Visto que os conteúdos ambientais permeiam todas as disciplinas do currículo.
No desenvolvimento da prática pedagógica aplicada com o Projeto Resgatando a Ética e a Cidadania perceber-se uma mudança de comportamento dos educandos na comunidade escolar no exercício da cidadania, solidariedade e cooperação entre escola e comunidade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário